Membros da Confraria Cooking Weekend

A NOSSA CONFRARIA ABRE ESTE ESPAÇO PARA A DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS, INFORMAÇÕES E RECEITAS

sábado, 26 de junho de 2010

Entrevista Coletiva com a Patty Martins do Aqui na Cozinha


 
 O Entrevista Coletiva é uma ação entre 11 blogs de culinária. Foi uma maneira divertida que encontramos para você leitor nos conhecer melhor. Cada participante entrevistou e foi entrevistado por outro blogueiro, ou seja, você tem 11 entrevistas para ler e curtir.


Ao Gerson Mendes do Cooking Weekend coube entrevistar a Patty Martins do Aqui na Cozinha...que menina simpática...valeu a pena mesmo.

Meu nome é Patty Martins









Nasci em Senhor do Bonfim, na Bahia
Sou casada e tenho três filhos (uma menina de 15 anos, um menino de 5 anos e outro menino de 2 anos)
Hoje moro em Garanhuns – Pe, mas antes morei em Rio Claro e Araraquara, no interior de São Paulo. Fiquei 17 anos por lá
Sou formada em Geografia, com mestrado em Geografia do Turismo. Também sou formada em Radialismo – Apresentação de Programas de Rádio e TV e tenho DRT de jornalista.

Entrevista

Cooking Weekend - Quando surgiu o gosto pela culinária e como foi seu interesse e aprendizado?

Patty Martins - Sempre gostei de cozinhar, nem lembro quando comecei, só sei que foi na infância. Minha avó foi uma banqueteira de primeira, minha mãe também cozinha que é uma beleza e aí acho que foi natural. Meu aprendizado foi na base do fazer e aprender. Muita intuição e orientação de minha mãe quando eu ia para a cozinha.

Cooking Weekend - O que você mais gosta na gastronomia?

Patty Martins - Gosto das invencionices. Gosto demais de inventar receitas, testar coisas novas, mas também aprecio muito as receitas tradicionais e regionais.

Cooking Weekend - Qual o prato que você mais gosta e como aprendeu fazê-lo?

Patty Martins - Difícil falar. Sou boa de garfo e é muito difícil escolher um prato só. Mas sou apaixonada por doces, eles me tiram do sério. Posso destacar um Bolo de Aipim, pode ser? Pois bem, este bolo é uma coisa de boa, é um segredinho de família. Se quiser conhecê-lo já publiquei lá no blog inclusive com um passo a passo em fotos: Bolo de Aipim Com Leite Condensado e Caramelo.

Cooking Weekend - Já percebeu que alguém não gostou de um prato que você preparou? Poderia descrever como foi?

Patty Martins - Ah, claro. Não é sempre que acerto na cozinha. Ás vezes acontece também de uma receita virar outra, kkkk. Como assim? Por exemplo, a receita era de um bolo fofinho, fui inventar e virou praticamente um pudim, kkk.
Ah, teve também, uma calda de chocolate para sorvete que fui fazer e ficou péssima, não que ficou ruim de sabor, mas definitivamente não era uma calda para sorvete.

Cooking Weekend - Já pediu socorro para seus familiares quando um prato não deu certo em sua cozinha?

Patty Martins - Sim, peço para minha mãe que apesar de morar a mais ou menos  800km de distância me socorre por telefone, pela web cam e outros meios. Isto ocorre, quando vou tentar fazer uma receita destas tradicionais (comida baiana, por exemplo) e que ela é craque. São receitas mais cheias de segredinhos. Por isto que gosto de fazer o passo a passo em fotos no blog, para contar tudo inclusive os segredinhos, isto é muito importante para quem ainda não é um ás na cozinha. 

Cooking Weekend - Se eu te desse um peixe que prato prepararia? Poderia Descrever?

Patty Martins - Sem dúvida nenhuma uma Moqueca Baiana na Panela de Barro, divina.  É só colocar camadas de peixe em posta (temperado com limão, sal e alho), tomates em rodelas, cebola em rodelas, pimentão verde em rodelas, coentro picado, regar com azeite de dendê e leite de coco (retirado da fruta) e levar para cozinhar no fogo brando. Depois é só atacar com um arroz branquinho e uma farofa de dendê.

Cooking Weekend - Cite cinco (5) ingredientes preferidos? E descreva o nome de um prato que faria com cada um deles.

Patty Martins - Farinha de trigo – Pães caseiros, amo fazer pães caseiros, na mão mesmo ou na MFP (máquina de fazer pão) e bolos, amo bolos faço demais e de todo tipo
Chocolate –Para fazer suflê, mousses, brownie
Queijo – Para fazer milhares de receitas e comer purinho mesmo. Sou queijólatra, kkk.
Frutas e Legumes bem variados – Para fazer desde doce até salgados, comer puro. Aqui em casa, a geladeira sempre está recheada deles e dos mais variados.
Geléia de pimenta – Faz um ano que ando doida por geléia de pimenta, tenho duas marcas diferentes na geladeira. Como com carne assada (ô delícia), bolachinha, torradinha, etc...

Cooking Weekend - Você consegue preparar tudo o que deseja em sua cozinha?

Patty Martins - Nunca pensei nisto, mas acho que sim. Pelo menos até hoje tudo que quis fazer, fiz. Não é uma cozinha super equipada e cheia de traquitanas modernas. Tenho o básico e o que é funcional.

Cooking Weekend - Quais são os utensílios de desejo que teriam na cozinha de seu sonho?

Patty Martins - Ai ai. Uma batedeira poderosa, robusta e um processador daqueles que só falta falar. Ah sim, acho um charme uma cozinha com uma ilha no meio, quem sabe ainda vou ter uma, mas aí tem que ser em outra casa, pois nesta não dá.

Cooking Weekend - Você é realizada profissionalmente na Geografia? Ou faria algo diferente se voltasse no tempo?

Patty Martins - Não trabalho com a Geografia. Sou apaixonada pela Comunicação e é nela que tenho investido. Não sei se faria alguma coisa diferente. Apesar de não trabalhar profissionalmente com a Geografia, ela foi muito importante para minha formação.

Cooking Weekend - Já pensou em estudar gastronomia? E qual a área que despertaria maior interesse?

Patty Martins - Não, nunca pensei.  Gosto de fazer cursos curtos na área, mas não me profissionalizar.  A área que me desperta interesse é o Jornalismo Gastrônomico, mas não como crítica gastronômica e sim na área de serviços (receitas e reportagens), como  em blogs, revistas, rádio e TV.

Cooking Weekend - O que te levou a criar o “Aqui na Cozinha”? E Quanto tempo por dia ou por semana se dedica a ele?

Patty Martins - Comecei, pois tinha acabado de passar por uma gravidez difícil e meu filho precisou ficar na UTI em Recife (que fica a 230 km daqui), então larguei meu trabalho em um jornal e em uma revista daqui para ser uma mãe de UTI por 26 dias. Quando ele já estava bem e a vida voltou aos trilhos, comecei a pensar em fazer alguma coisa para voltar ao mercado, mas sem me ausentar de casa. Foi aí que o bichinho do blog me picou. Hoje meu blog é praticamente outro filho que tenho e amo.

Como um filho que é, e tão novinho me dedico muito a ele. Não consigo ficar um dia sequer sem me dedicar a ele, seja diretamente, seja retribuindo visitas, fazendo ajustes, sei lá a gente sempre inventa uma coisinha para fazer.

Aqui na Cozinha

Um comentário:

  1. Muito legal essa iniciativa!!
    Patty
    achei oótimo conhecer mais da tua história!! e de vc e claro a mesma paixão que temos pela culinária parabéns pela iniciativa!!
    beijoka

    ResponderExcluir